Maria Avillez

 

O percurso criativo de Maria Avillez começa na área do design gráfico e publicidade, mas é na joalharia que encontra a sua paixão.

Formou-se, então, na escola Contacto Directo, em Lisboa, onde é premiada no Concurso de Jovens Criadores, com a peça “Bolso Comunicativo”, um bolso alfinete em acrílico debruado a prata. Posteriormente, completou a sua formação com vários cursos especializados em técnicas de joalharia, do design à cravação, o que lhe permite entender os processos de produção e trazer maior versatilidade à criação das suas peças.

Abre a sua loja-atelier em nome próprio, no ano de 2007, tornando-a numa montra das suas coleções, mas também um importante ponto de contacto com o seu público.

A marca esteve também presente em algumas das mais prestigiadas feiras internacionais, como Bijorhca (Paris), Inhorgenta (Alemanha) e PortoJóia (Portugal), assim como em várias iniciativas organizadas pela escola Contacto Direto. Participou ainda na Exposição “Espiritu Casual” da Escola de Joalharia de Vigo. As suas peças foram publicadas em vários meios da imprensa nacional e internacional, e foi convidada a integrar o livro “New Rings: 500+ Designs from Around the World”, uma publicação da Thames & Hudson (2011).

Maria Avillez integra ainda o grupo de joalheiros portugueses convidados a desenhar joias exclusivas para o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, inspiradas pela arquitetura do museu. Para além da participação na iniciativa Portuguese Jewellery x MAAT, a marca Maria Avillez Jewellery tem residência permanente no museu.